Atualmente, cerca de 70% da energia elétrica que utilizamos é proveniente de usinas hidrelétricas, com isso, a maioria da população acaba tendo que lidar com consecutivos aumentos da tarifa e a possibilidade, por exemplo, de apagões. Nesse cenário, quem ganha espaço são as energias renováveis, como a solar, que registra crescimento anual. Em Santa Catarina, a iniciativa Crédito Energia Solar busca facilitar o acesso à tecnologia para instalação em residências e empresas.

O Crédito Energia Solar, uma parceria entre Unicred SC/PR e Quantum Engenharia, oferece financiamento em até 84 meses para os interessados, além de taxas mais atrativas do que as praticadas no mercado, valor que tem retorno garantido. É o caso de uma casa na Praia da Pinheira, em Palhoça . O sistema instalado no local irá atender quase todo o consumo da família, e a economia deve igualar o investimento em apenas sete anos.

Conheça o case da Academia Formus que usa crédito energia solar

O Crédito Energia Solar é, sem dúvida, uma iniciativa de sucesso da Unicred SC/PR. Lançado recentemente e, nesta primeira fase, disponível apenas para a região de Florianópolis, a parceria firmada com a Quantum Engenharia disponibiliza sistemas de energia solar com taxas mais atraentes para os cooperados e parcelamento em até sete anos. Até o momento, sete contratos já foram firmados para residências e empresas, e cinco foram finalizados. O mais recente em Ponta das Canas , no norte de Florianópolis, irá suprir 70% da demanda dos proprietários e tem previsão de retorno do investimento também para sete anos.

Investimento sustentável

2016 foi um ano importante para o setor de energias limpas, logo nos primeiros meses, o governo aprovou um pacote de regras para facilitar a aquisição de equipamentos fotovoltaicos para residências e pequenas empresas, um incentivo para a sustentabilidade do planeta! E, desde então, os números bastante animadores.