A Agrosem, cooperativa de Canoinhas (SC), que comercializa batata-semente, instalou placas fotovoltaicas para produção de energia solar com o objetivo de reduzir a conta de luz e colaborar com o meio-ambiente. Todo o projeto foi elaborado e conduzido pela Quantum Solar. No total, foram colocados 555 paineis de policristalino em uma área total de 1.216 m² da cooperativa.

 

Os paineis de 320Wp têm uma potência instalada de 177,60kWp. Também foram utilizados seis inversores no projeto da Agrosem. Desde que foi concluída a instalação, no segundo semestre de 2017, a cooperativa tem uma economia de 30% na conta de energia, além do benefício ambiental. De acordo com o diretor da Agrosem, Cláudio Fujita, mais de 46 toneladas de gás carbônico deixaram de ser liberadas na natureza com a produção de energia limpa.

“Esse é o futuro da nossa região, do nosso país. Por causa da escassez de chuva, o custo da energia fica cada vez mais alto por causa das termelétricas. Com as placas fotovoltaicas temos uma energia limpa e gratuita”, sinaliza Fujita, lembrando que mesmo em dias nublados o sistema de energia solar continua sua produção.

 

Exemplo para as outras empresas

Com a instalação das placas fotovoltaicas na Agrosem, o diretor Cláudiu Fujita espera que outras empresas e até o setor público da região use o modelo da cooperativa como inspiração para novos projetos. “Estamos de portas abertas para que escolas e até a prefeitura venha conhecer a geração de energia solar”, afirma o diretor.

 

Ficou interessado na geração de energia solar? Além de oferecer os projetos completos e todo o acompanhamento profissional, a Quantum Solar conta com financiamentos que facilitam a aquisição dos equipamentos e tecnologia.

 

energia solar