Postos de gasolina têm gastos significativos com energia: bombas de combustível precisam ficar constantemente ligadas, além da manutenção de espaços de conveniência que normalmente contam com freezers, máquinas de café, refrigeradores, entre outros equipamentos elétricos. Por isso, a geração de energia por meio de placas fotovoltaicas pode ser uma solução para os postos de combustível. Com a instalação da energia fotovoltaica, um posto pode economizar em até 90% com a conta de luz.

A Quantum Engenharia, empresa com quase 30 anos de experiência no mercado, tem atuado no planejamento e execução de projetos de energia fotovoltaica para postos de combustível.

Em um dos projetos elaborados pela Quantum, para um posto de gasolina na cidade de Palhoça (SC), a instalação de 170 módulos fotovoltaicos vai garantir uma potência instalada de 45 kWp. Isso significa que por ano o sistema produzirá 54.354 kWh. Essa potência garante praticamente toda a energia que o posto utiliza anualmente, que hoje é de 54.917 kWh.

 

[Leia mais] Guia Quantum: o que você precisa saber antes de investir em energia solar 

 

Confira mais vantagens de instalar energia fotovoltaica no seu posto de combustível

 

  • Retorno rápido do investimento

Dependendo do projeto, o tempo de retorno do investimento da instalação de energia solar em um posto de combustível pode levar entre 5 e 7 anos. Entretanto, o empresário já começa a economizar no primeiro mês de instalação, afinal, boa parte do valor que ele antes pagava para a concessionária de energia, agora será investido no financiamento do sistema. É possível economizar até 90% com a conta de luz todos os meses.

 

  • Infraestrutura favorável

O telhado dos postos de gasolina costuma ser grande, isso facilita a instalação do projeto. A Quantum realiza todo o estudo da área onde as placas serão instaladas, levando em consideração o sombreamento. Ou seja, observar se há árvores ou prédios que podem influenciar na forma como serão instaladas as placas de geração solar.

 

  • Selo de sustentabilidade

Com a instalação de placas fotovoltaicas, o seu posto de gasolina ganha em economia e também em sustentabilidade. Os empresários que investem nas placas mostram o quanto estão preocupados com o meio ambiente. Além disso, toda a infraestrutura do posto de combustível torna-se valorizada com a instalação das placas.

 

[Leia mais] Como instalar módulos fotovoltaicos? Conheça detalhes na instalação que fazem a diferença no desempenho do sistema 

 

  • Manutenção simples

Os sistemas de geração de energia solar não exigem muita manutenção. A limpeza deve ser feita uma vez por ano. O indicado é passar apenas um pano molhado nas placas, sem usar produtos químicos.

 

  • Orçamento sem compromisso

A Quantum Engenharia realiza o orçamento gratuito para a produção de energia solar no seu posto de gasolina. A Quantum ainda desenvolveu um simulador de orçamento para energia solar que dá uma perspectiva do valor do investimento necessário para a instalação dos módulos fotovoltaicos. Com apenas cinco informações é possível calcular detalhes do orçamento, saber o quanto você estará colaborando com o meio ambiente e ter uma informação concreta dos valores de instalação do sistema. Após simular o orçamento de energia solar, você pode solicitar um pedido de orçamento detalhado para os consultores da empresa.

 

energia solar no seu posto de gasolina